google-site-verification: googleef3a4bdf6785a9c6.html

Cultura do Vinho


Nesse post, falaremos um pouco sobre a cultura do vinho, alguns de seus marcos históricos e por fim, a desmistificação do vinho no Brasil.

Os primeiros indícios de viticultura surgiram por volta de 5.000 a.C. e desde então, o vinho foi tema de diversas práticas;

Como Homero, o poeta grego, que relata em suas obras a história do consumo do vinho e a produção de vinho, passando por Júlio César, o imperador que definiu uma lei agrária e presenteou seus generais com terras na Gália, onde surgiram os vinhedos Borgonheses chamados romanées.

Depois em 65 d.C. o Sr. Lúcio Columella, escreveu um manual completo de agricultura e viticultura, Lúcio afirma que a vinha é a forma mais lucrativa de agricultura e detalha todos os processos, desde a poda até a colheita. Muitas das técnicas descritas ainda são utilizadas nos dias atuais.

Ao final do Imperio Romano e início da Idade Média, Carlos Magno, promulgou leis agrárias, especialmente as ligadas ao vinho, com rígidas normas para a produção. Grande possuidor de terras, deu nome a vinhedos como: Corton-Charlemagne, na Borgonha.

Em 1112 surgem os os monges cistercienses, jovens dedicados à vitivinicultura. Acredita-se que eles foram os primeiros a plantar Chardonnay em Chablis. também são responsáveis pelo conceito "Cru".

As primeiras vinhas no Novo Mundo, surgem em 1550, trazidas pelos colonizadores Portugueses, Espanhóis e Italianos.

Finalmente, em março de 1532, Brás Cubas, torna-se o primeiro viticultor do Brasil. Desde então, até os dias atuais, o vinho tem se tornado uma bebida cada vez mais popular no Brasil, assim como é na Europa, sendo parte integral da alimentação, da cultura e do dia-a-dia das famílias.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MERCAVI Comercial de Alimentos e Bebidas Eireli
Rua Fernandes Moreira, Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP, CEP 04716-003
CNPJ 29.275.355/0003-37

  • Instagram - Mercavi
  • Facebook - Mercavi
  • YouTube - Mercavi
  • LinkedIn - Mercavi
Voltar ao Topo