google-site-verification: googleef3a4bdf6785a9c6.html

Como levar a etiqueta de vinho a um nível mais alto


Quando saímos para jantar é quando mais consumimos vinho. E este é o melhor momento para levar o seu conhecimento de vinhos a um nível mais alto. Mesmo que você só tenha os conceitos básicos da etiqueta de vinho, estas dicas garantirão uma experiência impecável num jantar romântico ou com um grupo de negócios, amigos ou com a família:

Aprovando a garrafa

Ao pedir uma garrafa de vinho em um restaurante, o garçom ou o sommelier serve uma pequena degustação, geralmente para a pessoa que selecionou o vinho. Neste momento, você deve dar a taça alguns giros para formar um redemoinho no vinho e sentir seu aroma para garantir que ele não esteja estragado e atenda suas expectativas.

O que saber sobre o redemoinho do vinho

Girar a taça é quase um hábito inconsciente de todos os apreciadores de vinho. É como um ritual, ele gira a taça, cheira e toma um gole. Nesse processo, o redemoinho de vinho na taça areja o vinho, ou seja, dá-lhe um choque de oxigênio para liberar mais aromas e sabores. Na verdade, não é necessário girar. O vinho estará perfeitamente bem sem essa dose extra de oxigênio, especialmente depois de alguns segundos no copo, m as se você quiser ter todos os aromas e sabores quanto possível, dê a taça um pouco de agito e veja o que mais você pode descobrir sobre o vinho.

Não se preocupe com a rolha

Vamos desmantelar esse mito de que se tem que fazer algo com a rolha após abrir o vinho, não, não tem! A não ser que você vá fazer algum artesanato com a rolha ou você é um colecionador de rolhas, nestes casos guarde-a! Agora, quanto a etiqueta não há absolutamente necessidade de cheirar ou inspecionar a cortiça, uma vez que você já aprovou o vinho da forma mencionada acima, se o vinho tiver algum problema, você pode ver se a rolha está quebrada ou velha, mas só faça isso se sabe reconhecer esses problemas.

Fazendo a melhor escolha

E se depois de degustar, você não gostar do vinho que você escolheu? O correto é aceitar a responsabilidade pela má escolha, em outras palavras, não o envie de volta. Recomendamos pedir ao garçom ou sommelier para ajudar na escolha de um vinho antes, se você tiver dificuldade em escolher um bom vinho na carta de vinhos. Esta é a melhor maneira de evitar devolver uma garrafa só porque não gostou do vinho, e uma oportunidade para descobrir algo especial sobre vinhos que este lugar oferece. Os profissionais do restaurante, bar ou café têm o prazer de compartilhar seus conhecimentos e ajudá-lo a fazer uma ótima escolha.

Pequeno conselho: em uma degustação de vinhos, você certamente não precisa gostar de todos os vinhos, nem precisa fingir que gosta. É perfeitamente aceitável rejeitar ou deixar a taça de lado.

Usando termos complexos de vinho

Há uma linha tênue entre um snobe de vinho e um entusiasta de vinho. Se prefere o último, não precisa sair da sua zona de conforto, apenas faça perguntas sobre o vinho ao garçom ou sommelier. Quando você compartilha seus conhecimentos e preferências fica mais fácil pra guiá-lo na direção certa. Eles estão mais do que dispostos a ajudá-lo a escolher um vinho que você desfrutará e geralmente feliz em dar conselhos sobre a linguagem do vinho e como usar os termos corretamente. Tenha em mente, não há nada mais embaraçoso do que fingir que sabe um termo sobre vinho que você ouviu falar, mas na verdade não tem confiança no que você está tentando articular. Portanto, vale citar algum vinho que tomou e gostou perguntando se eles tem algo similar.

Restaurantes que permitem levar sua bebida

Se um restaurante permite levar sua bebida (BYOB, sigla em inglês), então você levar seu próprio vinho tranquilamente para o restaurante, embora seja bom investigar quanto eles cobram pela rolha para que não haja surpresas, pois nada sai de graça, né! O garçom do restaurante vai abrir seu vinho pra você e vai servi-lo em suas taças. A etiqueta também entra em jogo quando você pensa sobre a carta de vinhos do restaurante, pois não é ideal levar um vinho que esteja em sua carta de vinhos. Se você está levando um vinho antigo muito especial, também é uma boa ideia avisar ao restaurante que você gostaria que o vinho fosse decantado (mais um custo extra).

Não conseguiu terminar a garrafa durante o jantar?

Se você pedir uma garrafa de vinho e não conseguir terminar, por favor, não se force a bebê-la para não perdê-la. Uma boa garrafa de vinho deve ser saboreada e apreciada, não engolida! Muitos restaurantes vão fechar a garrafa para que você possa levá-la para casa.

Curiosidade é chave para apreciar a experiência que envolve os vinhos. Quanto mais você aprender sobre vinho e sua etiqueta, mais você vai gostar. E lembre-se, é importante se divertir com isso! O vinho deve proporcionar alegria e criar conversas agradáveis, deixe a análise dedutiva aos especialistas.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

MERCAVI Comercial de Alimentos e Bebidas Eireli
Rua Fernandes Moreira, Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP, CEP 04716-003
CNPJ 29.275.355/0003-37

  • Instagram - Mercavi
  • Facebook - Mercavi
  • YouTube - Mercavi
  • LinkedIn - Mercavi
Voltar ao Topo