google-site-verification: googleef3a4bdf6785a9c6.html O EFEITO PISCO - Parte I
  • Mercavi

O EFEITO PISCO - Parte I


Pisco é a aguardente de uva obtida da destilação dos sucos frescos de fermentação exclusiva do mosto da uva, ficou conhecido no mundo pelo seu sabor, e, sobretudo, pela disputa entre o Chile e o Peru pela autoria de sua origem.

Para tentar explicar um pouco essa história, é importante lembrar que, no princípio de tudo, a bebida surgiu quando não existia nenhum dos dois países.

Tudo era um grande pedaço de terra controlado pelo Império Inca que se estendia do que hoje é o Equador até o centro do Chile.

Em 1532, Francisco Pizzarro chegou a esse território e, três anos mais tarde, fundou a cidade de Lima, também conhecida como Cidade dos Reis, tornando-se posteriormente a capital do Vice-Reinado do Peru em 1542.

Com a chegada dos missionários espanhóis, vieram as primeiras videiras plantadas.

Em 1546, chegou ao Peru, Francisco de Carabante, sacerdote espanhol que trouxe as primeiras variedades viníferas.

As excelentes condições climáticas e de solo produziram safras abundantes que atendiam a toda população. Foi daí que surgiu a ideia de destilar o excesso, elaborando uma bebida cristalina e aromática. O problema foi que o Vice-Reinado de La Corona não permitiu sua comercialização.

A solução encontrada foi a venda clandestina ou o envio para outros locais através do porto de Pisco.

O Pisco é uma bebida incolor, cristalina, luminosa e brilhante.

Não deve ter nenhum tipo de resíduos e nem aspecto opaco.

Quando se avalia a qualidade do Pisco, levamos em conta a aparência, aromas, equilíbrio do sabor, acidez e suavidade alcoólica.

Ao álcool obtido na destilação do mosto, com cerca de 70ºC, é acrescentada água desmineralizada, para que o teor alcoólico baixe um pouco e a bebida fique pronta para o consumo.

Muito apreciado puro, o Pisco é bastante versátil: pode ser usado numa grande variedade de drinques e cocktail's, como o Pisco Sour, por exemplo.

No próximo post, falaremos sobre Denominación de Origen del Pisco, sobre as castas e tipos específicos da bebida!

#culturadovinho #pisco

MERCAVI Comercial de Alimentos e Bebidas Eireli
Rua Fernandes Moreira, Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP, CEP 04716-003
CNPJ 29.275.355/0003-37

  • Instagram - Mercavi
  • Facebook - Mercavi
  • YouTube - Mercavi
  • LinkedIn - Mercavi
Voltar ao Topo